terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rei da Piriquita


Ao mesmo tempo que uso este blog para divulgar a minha coleção e trazer um pouco de informação aos leitores, faço com que este seja um pequeno livro de memórias. E, a postagem de hoje tem a ver um pouco com essa idéia.

Esta marca, Rei da Piriquita, dentre as inúmeras marcas que já experimentei, foi a melhor. Simplesmente a melhor. Não sei explicar ao certo o que me fez chegar à esta definição. Talvez a cor, talvez a espuma...Ou quem sabe porque foi um presente de um grande amigo? Pois é, acho que foi isto. O mero fato de ganhar este tipo de presente (por mais simplório que fosse) já faz com que o chimarrão ficasse com outro sabor. Sabor de amizade, de parcerias e muitas histórias. Esta é a Rei da Piriquita, vinda diretamente das mãos de sabe-se-lá-quem, para o extinto açougue do seu Orli, em Xangri-lá (litoral norte gaúcho), mas trazido como cortesia por Marcelo Kodorna, um grande irmão que a vida me deu, nos idos anos de 2003/2004.

Ah, e sobre o nome...Piriquita é o nome popular para uma das três espécies erváveis(próprias para consumo em infusão) do gênero Ilex, que se chama Ilex angustifolia. As outras são a Ilex amara (a chamada erva mate crioula, e, como o próprio nome diz, mais amarga e a conhecida Ilex paraguariensis. O termo "piriquita" deve-se ao fato das folhas serem menores do que as dos outros dois tipos.

Sobre a embalagem...Esta realmente não tem nada demais. O que importou mesmo foi o conteúdo e a amizade que nela continha.

Resumo
Nome: Rei da Piriquita
Peso: 1kg
Tipo: nativa
Embalagem: papel
Cidade de origem: Erechim/RS

Trilha Sonora: Entoadas de Vento (Mauro Moraes & José Cláudio Machado)

Um comentário:

  1. Ola amigo como vai? Tudo bem?
    Essa marca REI DA PIRIQUITA ainda e disponivel? Pode-se indicar o endereco da erveira para que les escreva e peca alguns pacotes? Moro no exterior, no Oriente Medio, e gosto muito de um chimarrao muito forte y saboroso... Agora estou tomando Barao Premium, a cual gosto bastante, mas acho que e muito triturada a erva.
    Forte abraco,
    David (daoud62@gmail.com)

    ResponderExcluir