sexta-feira, 11 de novembro de 2011

El Mate en Uruguay




O texto de hoje é especial e cheio de significados para mim. Primeiro, por falar de uma cultura do qual sou um divulgador e principalmente consumidor, e depois por falar de uma nação que tive o prazer de conhecer em sua profunda essência.
La Republica Oriental del Uruguay é um berço de cultura e história. Falar sobre sua origem, personagens históricos ou até mesmo sobre sua geografia e semelhança com nossa terra ocuparia demais este espaço, visto que não é o foco deste blog. O tema de hoje é o mate, ou "el mate" neste país magnífico, onde crianças, idosos, jovens e adultos compartilham deste hábito salutar símbolo dos países platinos.
Ao caminhar pelo centro de Montevideo, deparei-me com o que justamente fui buscar: o verdadeiro mate uruguaio, suas características e peculiaridades. A começar pela cuia. Um pouco diferente das nossas cuias gaúchas, a cuia uruguaia é menor, com a boca mais estreita, exigindo assim uma "bombilla", pequena bomba de alpaca ou inox especialmente usada neste tipo de cabaça. Outra curiosidade que notei, é que os uruguaios exibem suas paixões em tudo, seja através de bandeiras em cima de suas casas, através de outdoors da Seleção Celeste ou ainda, com o escudo dos principais clubes de futebol do país, Peñarol e Nacional.
Quanto à erva, existem inúmeras marcas com inúmeras variedades, com denominações um tanto quanto diferentes, como por exemplo, a marca La Selva, que entre suas variedades possui uma erva mate com chás para "nerviosos"...Mas como alguém pode sentir-se nervoso com uma cidade como aquela? A grande maioria possui um sabor forte, porém excelente, visto que são estacionadas e embaladas depois de um tempo, quando as folhas estão quase sem cor, o que lhe dá um aspecto envelhecido. Enfim...A receptividade daquele povo atiçou ainda mais minha vontade de voltar lá e aproveitar suas belezas com um pouco mais de tempo. Enquanto isto, a cuia viajante procura o próximo local para ser fotografada...

Nos próximos posts, novas fotos do Uruguay (Montevideo, Colonia del Sacramento e Punta del Este).

Um comentário:

  1. Se vocé está na capital do Uruguai e chega em um supermercado vai achar muita marca de erva, mais se for pro interior ou pra comercios mais pequenos achará outras mais. Tém umas que são compostas que chegão a ter 3 ou 4 presentações que responden a diversas fórmulas. Além de achar em uma mesma marca uma versão que e mais suave e versões compostas. té pra nervoso, pra emagrecer, pra pessõas com problemas estomacais e assim vai indo. Além de achar embalagens que começão nos 100grs, passão por 250 e 500 grs e chegão no kg ou mais ainda.

    ResponderExcluir